YOU TUBE PROIBIDO PARA “BRASILEIROS”
O vídeo protagonizado pela apresentadora e modelo Daniella Cicarelli com seu namorado, Renato Malzoni Filho, no ano passado, na praia de Cádiz, na Espanha, mais uma vez foi manchete no Brasil e no mundo. O acesso do YouTube foi bloqueado temporariamente aos brasileiros pelo fato do site não ter retirado da "rede" as imagens do casal.
Daniella e o namorado entraram com processos na justiça brasileira contra o YouTube para que o vídeo (que mostrava os dois aparentemente mantendo relações sexuais na água) fosse retirado do ar, o que não aconteceu. O último processo foi movido por Rubens Decoussau Tilkian, advogado de Renato Malzoni Filho, e teria resultado na decisão judicial do desembargador Ênio Santarelli Zuliani, da 4ª vara do Tribunal de Justiça de São Paulo, que obrigou no último dia 08/01/07 a instalação de filtros eletrônicos para que os brasileiros não tivessem mais acesso ao tão "polêmico" vídeo. No entanto, a decisão do juiz deixou dúvidas se o bloqueio se referia ao site, ou somente ao vídeo em questão.
Duas das maiores empresas de telecomunicações responsáveis pela conexão do Brasil com a rede virtual (Brasil Telecom e Telefônica) chegaram a bloquear por quase 24 horas o YouTube no país, deixando cerca de 5,5 milhões brasileiros temporariamente sem acesso ao site de vídeos mais popular do momento.
A decisão gerou uma série de protestos na internet. As operadoras de backbones, responsáveis pela conexão entre os EUA e o Brasil, diziam que tecnicamente não poderiam instalar filtros para bloqueio exclusivo do vídeo da apresentadora. Especialistas em internet também garantiram que o procedimento solicitado pelo juiz era inviável e mais complexo, já que os provedores não conseguem "visualizar" o conteúdo real do que trafega na rede, e sim apenas termos específicos, possibilitando que o vídeo voltasse a ser disponibilizado com outra descrição. "Quando a ordem foi determinada, já sabíamos que isso seria impossível", afirma Antonio Tavares, presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Internet (Abranet).
Cicarelli, em entrevista ao Jornal da Globo (Rede Globo), se disse "vítima" da situação, já que a decisão de bloquear o site no Brasil partiu de um processo movido pelo advogado de seu namorado. Mas, a modelo afirmou que entrou com pedido na justiça para que o vídeo "invasivo e desrespeitoso" fosse, de fato, retirado do ar. Ela foi co-autora no processo que alega "violação do direito à imagem, privacidade, intimidade e honra de pessoas, fotografadas e filmadas em posições amorosas em areia e mar espanhóis".
Para Hélio Costa, ministro das Comunicações no Brasil, a ordem judicial pode trazer problemas para o mercado da internet no país. "O assunto foi amplamente noticiado pelo mundo, e empresas com negócios na web podem ter receio de investir na internet brasileira a partir do episódio", disse ele. De acordo com o ministro, ainda, a "falta de regulamentação mais clara no que diz respeito ao que pode ou não ser tolerado na internet" deve se tornar pauta no congresso nacional.
E como criatividade é o que não falta ao brasileiro, mesmo depois de toda a confusão, uma versão "mais bem humorada" do vídeo está circulando no YouTube: é a de uma campanha de combate e prevenção à Dengue do Rio Grande do Sul, que mostra mosquitos se "reproduzindo" na água.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home